5 ferramentas para melhorar drasticamente o desempenho escolar do seu filho

Com este conteúdo você será capaz de estimular e apoiar no aprendizado de seus filhos.

E-BOOK GRATIS: Os 07 passos mais eficazes para seu filho não tirar notas baixas na escola.

Já imaginou você saber como seu filho pode absorver qualquer conteúdo com extrema facilidade e nunca mais tirar notas baixas?

Informe seus dados abaixo e faça o download agora mesmo deste e-book incrível, que mudará completamente a visão de aprendizado do seu filho.

A distribuição deste e-book é 100% gratuita.

Se existe uma situação em que os pais e filhos estremecem a relação, e que a insegurança vem à tona nas relações familiares e criação de filhos, é quando por algum motivo seu filho vai mal na escola. O desempenho nas principais matérias cai, você percebe que ele até se esforça, porém, muito do que estuda não faz sentido.

Cada família possui uma cultura formada por suas experiências do convívio diário no qual tem o poder de modelar a personalidade dos filhos e seus interesses em atividades que os estimula. Na dica de hoje trouxemos para você 5 ferramentas para melhorar drasticamente o desempenho escolar do seu filho. Com este conteúdo você será capaz de estimular e apoiar no aprendizado de seus filhos.

Atendemos a muitos pais e percebemos com o dia a dia é agitado, e nem sempre conseguem passar o tempo de qualidade que desejam com os filhos, porém, se não separar nem que seja a manhã ou à tarde do sábado para vivenciar junto com seus filhos estas experiências, caso contrário o interesse pelo aprendizado de qualidade poderá estar comprometido. Deparamos com situações de pais que focam bastante nos resultados quantitativos de seus filhos tanto na escola como nos cursos afins que o aluno participa, claro que isto é motivado pela melhor das intenções, que é prepará-los da melhor forma para a futura vida profissional. Porém, vale destacar um fato importante que não pode ser negligenciado que é: qual o tempo livre do aluno para criar e desenvolver seus hobbies?

No Brasil o modelo educacional valoriza muito a nota acima até mesmo de aprendizado, por isso acabamos por encher o aluno de aulas e atividades sem ao menos separar um tempo para que ele possa através de situações prazerosas descobrir sua identidade.

Este tipo de descoberta será de extrema importância no momento da escolha profissional, pois adolescentes que não tiveram tempo para conhecer suas habilidades e vivenciar as experiências obtidas com as mesmas, acabam por se sentirem perdidos na hora de saber qual é a sua vocação e em qual carreira será bem-sucedido.

Desafios

Por natureza os serem humanos adoram desafios enquanto estão em pleno desenvolvimento. Crianças, Adolescentes e Jovem ao se sentirem desafiados, tendem a focar mais, dar mais sentido ao novo pela curiosidade a princípio. O desafio instiga a experiência, que na fase de aprendizado desejam intensamente absolver tudo o que puderem. Um grande exemplo é aprender a andar de Bicicleta, Skates, é desafiador, mas instem até conseguir, não importa quantas vezes eles caiam, sempre se levantam e encaram novamente a situação. Outro exemplo é quando seu filho não sabia falar, e mesmo que ela não soubesse você falava com ele, brincava e com o tempo, suas palavras fizeram sentido, foram criadas associações, experiências, até que ele começou a discernir palavras, significados e futuramente tomar suas próprias decisões.

O problema é que muitos educadores, sejam pais, professores e tutores, não possuem habilidades e ferramentas para conduzirem a aprendizagem através daquilo que desperta o interesse e foco através de atividades lúdicas. A Tendência de muitos cuidadores e educadores é tentar proteger do desafio, principalmente se for algo que lhes demonstrem perigos de se machucarem, perigos de questionarem algo que os adultos não saibam responder.

O desafio como pais e educadores do século XXI é o de proporcionar não somente conhecimento técnico para os nossos filhos e alunos, mas também, atividades que desenvolvam o lado crítico, criativo e independente dos mesmos. Separar um tempo semanal para seu filho desenvolver uma atividade prazerosa (mesmo em ano de ENEM) não é perda de tempo, mas sim, um investimento no bem-estar e desenvolvimento dele.

 Além de reforçar conhecimentos e a importância do ato de estudar, você como pai também deve criar momentos que ficarão marcados para sempre na memória de seu filho.

Atividades esportivas, musicais, teatrais, empreendedoras ou até mesmo de ação social, além de liberarem endorfina no cérebro proporcionando o descanso que ele precisa para posteriormente produzir melhor, também auxilia a criança e adolescente a se comunicar com a sociedade através de suas habilidades. Este desenvolvimento nos grandes países é de extrema importância para o processo educacional do aluno, como por exemplo, para se entrar em uma universidade americana além da nota obtida no SAT (ENEM americano) o aluno também precisa apresentar para o diretor da universidade escolhida quais são suas habilidades extracurriculares ele se destaca ao desempenhá-las.

USAR O LÚDICO

O lúdico é eminentemente educativo no sentido em que constitui a força
impulsora de nossa curiosidade a respeito do mundo e da vida, o princípio de
toda descoberta e toda criação
Santo Agostinho.

Falar sobre o lúdico muitas das vezes restringe o nosso pensamento a educação infantil, quando na verdade, o mesmo deve estar presente no dia a dia, desde o primeiro dia de aula do aluno até o último, independentemente da faixa etária.

As atividades lúdicas possuem funções socializadora, psicológica e pedagógica. Estas atividades são socializadoras, pois através do ato de brincar, tanto a criança quanto os adolescentes desenvolvem hábitos de convivência, bem como desenvolve também o pensamento crítico. Não podemos restringir a brincadeira a um ato infantil, pois quando um adolescente anda de skate, joga vídeo game, participa de uma gincana está brincando tanto quanto uma criança ao pegar uma boneca ou um carrinho.

A atividade lúdica também tem a função psicológica, pois através da brincadeira tanto crianças quanto adolescentes vivenciam diversas situações levando-os a aprenderem a controlar seus impulsos, respeitar o tempo e vontade de outros indivíduos, bem como sair de situações de possíveis stress, por fim, as mesmas também assumem um caráter pedagógico, pois propicia trabalhar através de brincadeiras conteúdos densos, bem como trabalhar na melhor fixação dos conteúdos já previamente ministrados.

Disponibilizamos aqui 5 ferramentas para melhorar drasticamente desempenho escolar dos seus filhos:

  1. Jogos de memória

Este tipo de jogo é bem versátil e pode ser usado para fixar conteúdos de várias disciplinas. Como ideias, você pode fazer um jogo da memória matemático para seu filho onde em uma carta consta a operação matemática e em outra o resultado, pode adequar para ser um jogo de história, onde em uma carta consta um determinado acontecimento e em outra quem o participou. Enfim, temos diversas oportunidades de trabalhar o mesmo jogo e a confecção do mesmo pode ser feita junto com seu filho, propiciando assim, um maior momento de interação entre vocês.

  1. Jogos de perguntas e respostas

Antes da prova de seu filho, uma ótima forma de revisar o conteúdo é fazendo o jogo de perguntas e respostas. Caso você não saiba muito bem da matéria, pode usar como auxílio para realizar as perguntas as listas de revisões que a escola desenvolve antes da prova. O intuito deste tipo de jogo não é somente saber o que seu filho sabe ou não, mas também aprender junto com ele e transformar o momento de revisão antes da prova em algo mais dinâmico. Através deste jogo tanto você quanto seu filho saberá onde ele precisa ou não revisar mais, para assim, estar melhor preparado para a prova.

  1. Músicas

Fazer paródias de músicas pode ser de grande ajuda na hora de fixar os elementos da tabela periódica, bem como complicadas formulas matemáticas, além de que, o aluno ao cantar, dificilmente se esquecerá! Este recurso é usado por vários professores de cursinhos pré ENEM.

  1. Teatro

Através do ato de escrever ou interpretar peças teatrais os alunos podem vivenciar diferentes épocas e costumes, entendendo melhor assim, a história tanto mundial quanto brasileira.

  1. Jogos online

Existem vários aplicativos onde seu filho além de jogar, pode reforçar e/ou aprender novos conteúdos de diferentes matérias.

As 5 ferramentas potencializam o momento de estudos de seu filho transformando-o em algo divertido, dinâmico e com significado.

Todas as ferramentas apresentadas há a opção dos pais confeccionar e/ou jogar ou não com seu filho.

Escrevemos este outro artigo falando Como fazer meu filho criar interesse pelos estudos?

Estudar não só pode como deve ser divertido. Ajude seu filho a descobrir isso!

Se você gostou deste conteúdo compartilhe com sua rede de amigos nas redes sociais.

Logo aqui abaixo você pode deixar seu e-mail se deseja receber nossos conteúdos que te ajudarão a enfrentar alguns problemas do dia a dia quanto à criação de filhos e educação dos mesmos.

 

Rayane Vasconcelos

Rayane Vasconcelos é Pedagoga formada pela Universidade de Brasília - UNB, onde durante sua formação desenvolveu diversas pesquisas voltadas para como as relações entre pais e filhos podem potencializar o aluno no âmbito escolar e social. Foi professora em algumas escolas de Brasília onde percebeu que poderia potencializar os alunos além das paredes da sala de aula, fortalecendo o vínculo familiar e proporcionando uma participação mais eficaz no processo escolar. Com esse propósito fundou uma escola de acompanhamento e reforço escolar em domicílio, a ÍMPAR – Acompanhamento e Reforço Escolar, que não só ministra aulas particulares reforçando conteúdos vistos em sala de aula, mas também trabalha a autoestima dos alunos, organização da rotina de estudos em casa e principalmente proporciona para os pais ferramentas para o desenvolvimento de seus filhos.

Deixe seu comentário