SOCORRO! Meu Filho Está Reprovado!

Como você pode ajudar o seu filho e reverter essa reprovação em 3 PASSOS!

E-BOOK GRATIS: Os 07 passos mais eficazes para seu filho não tirar notas baixas na escola.

Já imaginou você saber como seu filho pode absorver qualquer conteúdo com extrema facilidade e nunca mais tirar notas baixas?

Informe seus dados abaixo e faça o download agora mesmo deste e-book incrível, que mudará completamente a visão de aprendizado do seu filho.

A distribuição deste e-book é 100% gratuita.

“SOCORRO!”. Posso te afirmar que esse é quase que um “grito de guerra” para muitos pais nessa fase do ano. É um grito de pedido de ajuda para tentar reverter uma situação que na maioria das vezes, para você como pai ou mãe, pode parecer impossível! Talvez você se identifique com isso!  

Muitos pais ao se depararem com uma possível reprovação dos filhos entram em um estado de tensão e estresse. A pior consequência que isso pode gerar é de não tomar nenhuma atitude e simplesmente deixar que, de fato, o filho reprove. É quando os pais não tomam nenhuma atitude para ajudar os filhos ou quando tomam é tarde demais.

Os alunos também ficam sob grande estresse e pressão para conseguirem um bom resultado ao fim do bimestre, pois uma reprovação na seria algo muito legal.

Mas calma, não estou aqui para te deixar com mais medo do que possa acontecer. Meu objetivo é que você possa ajudar o seu filho a ter um bom desempenho na reta final de 2016.

DESEMPENHO. Guarde essa palavra com você!

Se o seu filho não está com notas satisfatórias para uma aprovação direta, muito provavelmente ele não tenha tido um bom DESEMPENHO ESCOLAR durante o ano, e uma aprovação ou reprovação é apenas um RESULTADO de um DESEMPENHO!

Abaixo vou te dar 3 PASSOS que irão ajudar o seu filho a ter um melhor desempenho nesse último período do ano e então te dar a possibilidade de reverter um quadro de reprovação.

 1º Passo: LEVANTEMENTO – Descubra se o seu Filho está realmente Reprovado. 

Muitos pais pegam o boletim do aluno, dão uma passada de olho, constatam que a situação não está boa e pensam; “Já era. Ele está reprovado!”

Antes de dizer se ele está reprovado, faça um levantamento para saber a real situação dele, conforme dicas abaixo:

  • Pegue o boletim escolar e faça um levantamento de todas as notas que ele precisa tirar no 4º bimestre para ser aprovado sem ficar de recuperação.
  • Veja com a escola em quantas matérias o aluno pode ir para a Recuperação Bimestral (caso a escola tenha).
  •  Veja em quantas matérias o aluno pode ir para a Recuperação Anual.
  • Selecione as matérias com o menor nível de dificuldades para ele recuperar naquele bimestre.

Ex: Notas para Recuperação Bimestral

             Matéria           Notas à Alcançar
   Português             9,5
   Matemática             9,8
   Química             8,3
   Física             8,9
   História              7,0
   Geografia             7,5
   Filosofia             8,1

 

Se o aluno tem uma Recuperação Bimestral e outra Anual, o mais interessante é selecionar as matérias que ele tem maior possibilidade de recuperar no bimestre e são mais “fáceis”, deixando para a Recuperação Anual as matérias que ele precisará de maiores notas e também de mais tempo para se preparar.

Digamos que o aluno possa ter apenas duas matérias na Recuperação Anual. Nesse caso o interessante seria fazer a seguinte seleção de matérias por ondem de deficuldade:

Matérias para Recuperar no Bimestre:

           Matérias           Notas à Alcançar
   Física              8,9
   Química             8,3
   Filosofia             8,1
   Geografia             7,5
   História             7,0


Matérias para a Recuperação Anual:

          Matérias             Notas à Alcançar
   Matemática             9,8
   Português             9,5

 

Em grande parte das escolas, as notas na Recuperação Anual, ou Recuperação Final, são zeradas, o que dá uma nova chance ao aluno de conseguir um bom resultado.

Eu sei que você deve estar pensando; “Mais na Recuperação Anual ele terá que rever o conteúdo do ano inteiro em poucas semanas!”

É, isso é verdade! Mas quando o pai e o  aluno já tem consciência de qual matéria que ele não tem mais chance passar sem recuperação é possível fazer uma Plano de Estudos para ele conseguir rever  todo o conteúdo do ano e ter um bom resultado em um curto período de tempo.

Faço isso com muitos dos nossos alunos que estão em situação de risco. Essa estratégia faz parte do Plano de Aprovação deles.

 

2º Passo: PLANEJAMENTO – Converse com a escola sobre a sua estratégia e monte um Planejamento.

  • Valide a sua estratégia de seleção de matérias com a Coordenação da Escola.
  • Pegue as datas das Provas do aluno, tanto de recuperação quando as provas regulares.
  • Após saber quais matérias ele deve recuperar no bimestre e quais ele já está de recuperação, monte um Plano de Estudos, com as datas das provas e distribua o conteúdo a ser estudado em dias e semanas.

A Coordenação da escola pode lhe ajudar muito a entender se essa realmente é a melhor estratégia para se conseguir um bom resultado ao fim do ano. Tenho certeza que a coordenação escolar e professores estão super interessados na aprovação do seu filho!

OBS: Trabalhar em parceria com a escola onde o seu filho estuda é super importante, mas nessa fase do ano é fundamental!

 

3º Passo: EXECUSÃO – Hora de estudar.

Depois de entender quais matérias ele mais precisa de ajuda, validar essa estratégia com a escola, montar um planejamento do que estudar e quando estudar, é hora da AÇÃO.

Para isso;

  • Estabeleça quais matérias o aluno irá estudar naquele dia e quanto tempo;
  • Foque nos diversos exercícios de fixação e revisão;
  • Faça resumos e mapas mentais de cada assunto estudado;
  • Mantenha uma Rotina de Estudos constante;
  • Treinar, treinar, treinar, treinar...

 

Algo importante de se falar é que grande parte do Pais e Alunos tem muita dificuldade de executar um planejamento de aulas para o fim do ano. E muitos são os fatores como já dito... estresse, tensão, medo, etc.

Nesse caso, não deixe de procurar a ajuda de alguém que possa acompanhar esse processo. Alguém que possa ajudá-lo a ter um bom desempenho no decorrer dos estudos, para no fim, alcançar resultados satisfatórios.

Por isso, não deixe de pedir ajuda a um irmão, um tio, um primo, ou até você mesmo, como responsável do aluno, pode fazer isso.

Tenho diversos alunos que acompanho em apenas duas ou três matérias e as demais são acompanhadas por algum parente próximo.

       RESUMO

Bom, e para você fixar bem essas dicas, vou repetir:

  • 1º Passo: LEVANTAMENTO.

                > Identificar a real situação do aluno, buscando entende quais matérias ele pode se salvar da Recuperação Final.

  • 2º Passo: PLANEJAMENTO.

                > Montar um Plano de Estudos estabelecendo um cronograma do que estudar e quando estudar.

  • 3º Passo: EXECUSÃO.

               Acompanhar o desempenho do aluno dentro do cronograma.  

 

Antes de finalizar, gostaria de te desafiar a colocar em prática hoje mesmo essas 3 dicas. Tenho certeza que você e o seu filho alcançarão ótimos resultado até o final de 2016.

 

Sucesso,

 

Até logo! :) 

 

Rayane Vasconcelos

Rayane Vasconcelos é Pedagoga formada pela Universidade de Brasília - UNB, onde durante sua formação desenvolveu diversas pesquisas voltadas para como as relações entre pais e filhos podem potencializar o aluno no âmbito escolar e social. Foi professora em algumas escolas de Brasília onde percebeu que poderia potencializar os alunos além das paredes da sala de aula, fortalecendo o vínculo familiar e proporcionando uma participação mais eficaz no processo escolar. Com esse propósito fundou uma escola de acompanhamento e reforço escolar em domicílio, a ÍMPAR – Acompanhamento e Reforço Escolar, que não só ministra aulas particulares reforçando conteúdos vistos em sala de aula, mas também trabalha a autoestima dos alunos, organização da rotina de estudos em casa e principalmente proporciona para os pais ferramentas para o desenvolvimento de seus filhos.

Deixe seu comentário