O poder das palavras

Por mais que você pense que as atitudes têm mais poder que as palavras, sinto lhe informar que você está um pouco equivocado, pois ambas têm o mesmo nível de importância, principalmente se isto estiver ligado ao mundo infanto-juvenil.

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Por mais que você pense que as atitudes têm mais poder que as palavras, sinto lhe informar que você está um pouco equivocado, pois ambas têm o mesmo nível de importância, principalmente se isto estiver ligado ao mundo infanto-juvenil.

Estudos comprovam que as crianças somente a partir dos quatro anos de idade são capazes de entender a ironia, sendo assim, quando menores, além de observarem seus exemplos práticos, elas também levam ao “pé da letra” aquilo que é falado por você. Porém qual é o grande problema nisso?

Trabalhando com crianças e adolescentes há anos, cada vez mais percebemos e nos deparado com crianças que tem a visão errada de quem elas são e de seus limites e potencial. Alguns se intitulando “burros”, “sem futuro”, “impossíveis de se lidar” por conta de palavras que foram geradas dentro de casa, sendo que, na maioria das vezes, foram ditas em um ato de desabafo do pai ou da mãe por em determinado momento não saber lidar com aquela situação e não por querer ofender seus filhos. Porém estas palavras que podem ter sido faladas sem o real interesse de personificar, acaba por fazê-lo.

Por mais que a situação esteja ruim, as notas estejam baixas e o comportamento esteja bastante a desejar, busque SEMPRE fortificar quem você quer que seu filho se torne. Para isso, listamos abaixo algumas dicas práticas que você pode começar agora mesmo a desenvolver:

  1. Sempre reforce os pontos positivos de seu filho.

Lembre-o sempre de suas conquistas e pontos positivos, pois assim, mesmo ele sabendo que precisa melhorar em algo, saberá que você o admira por quem ele é. Estes pontos positivos pode ser a letra bonita, a rapidez em fazer o que é pedido, a boa comunicação, enfim, todos nós temos ao menos alguns pontos positivos, achar o do seu filho não será difícil.

  1. Busque sempre conversar com ele a cerca dos pontos que precisam ser melhorados e não brigar por mudanças.

Quando uma discussão é começada ou quando você lembra que precisa reforçar alguma mudança de seu filho na hora em que você está com raiva ou frustrado por algum comportamento dele, isto acabará em acarretar que você fale algo a mais que na verdade não pensa e sente. Em vez de falar que ele nunca tira boa nota, você deve dizer que nesta matéria X, desta vez ele não tirou boa nota. Nunca generalizando! Conversar com seu filho em um momento de tensão para você, acabará por fazê-lo (muitas das vezes sem o intuito) generalizar aquilo que você esta sentindo no momento e para seu filho isso poderá soar como sendo um rótulo de quem ele é. Por isso, quando o seu filho não agir da forma que você julgue correta e isso lhe “tirar do sério”, não converse com ele no exato momento, procure sempre se acalmar primeiro. Após você parar para pensar bem no que falará, converse com ele e você começará a perceber mudanças, pois as palavras ditas em momentos de tranquilidade têm mais efeito benéfico do que aquelas ditas em momentos de tensão.

  1. Reforce quem ele é e a capacidade dele

Sempre após tratar um ponto que precisar ser melhorado você deve encorajar seu filho dizendo o porquê ele conseguirá, reforçando assim, mais uma vez seus pontos positivos.

Para você, uma palavra pode ser apenas uma palavra, porém para a criança e o adolescente, as palavras de seus pais são um reforço de sua identidade. Se você tem dito que seu filho é impossível, que é burro, indisciplinado, e etc, ele somente continuará a ser, pois a mensagem que passará para o cérebro dele é a de que, se você que é pai e mãe está dizendo é porque ele realmente é isso. Sendo assim, antes de começar a trabalhar em mudanças no comportamento e notas de seus filhos, primeiro lhes dê poder através das palavras para ser aquilo que você deseja que eles se tornem.

 

Rayane Vasconcelos

Rayane Vasconcelos é Pedagoga formada pela Universidade de Brasília - UNB, onde durante sua formação desenvolveu diversas pesquisas voltadas para como as relações entre pais e filhos podem potencializar o aluno no âmbito escolar e social. Foi professora em algumas escolas de Brasília onde percebeu que poderia potencializar os alunos além das paredes da sala de aula, fortalecendo o vínculo familiar e proporcionando uma participação mais eficaz no processo escolar. Com esse propósito fundou uma escola de acompanhamento e reforço escolar em domicílio, a ÍMPAR – Acompanhamento e Reforço Escolar, que não só ministra aulas particulares reforçando conteúdos vistos em sala de aula, mas também trabalha a autoestima dos alunos, organização da rotina de estudos em casa e principalmente proporciona para os pais ferramentas para o desenvolvimento de seus filhos.

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